Dúvidas frequentes

Selecionamos as dúvidas que recebemos com mais frequencia e disponibilizamos aqui!

Kilombo Crossfit

Dúvidas sobre CrossFit? Coach Bombom responde!

Duvidas sobre Crossfit

Confira as perguntas mais frequentes que recebemos ou entre em contato conosco para tirar sua dúvida.

1. O que é o CrossFit ?

CrossFit é um método de treinamento funcional praticado com movimentos constantemente variados e sempre em alta intensidade. É bastante popular nos Estados Unidos e tem conquistado os brasileiros de 2013 aos dias atuais. O número de boxes afiliados passou de aproximadamente 60, em todo o Brasil, para mais de 810 em 2017. Isso significa dizer que, na média, o número de boxes afiliados dobrou a cada ano durante esse período.

Algumas características justificam esse crescimento exponencial na popularidade do CrossFit. Aqui no Kilombo CrossFit, percebemos entre as principais motivações dos nossos alunos o desejo de escapar de uma rotina entediante nos exercícios convencionais para se manter saudável e em boa forma.

Além disso, muitas outras características e qualidades justificam o tamanho do crescimento e popularidade alcançados pelo CrossFit. Escrevemos um artigo no nosso Blog falando sobre "O que é o CrossFit ?" onde falamos com mais detalhes sobre isso e mais um pouco! Clique aqui para acessar

2. Quais são as 10 capacidades físicas do CrossFit ?

O CrossFit foi criado para atingir o condicionamento físico de maneira ampla, geral e eficiente. Os exercícios praticados buscam atingir este nível de condicionamento físico através do desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e precisão.

Esse conjunto de capacidades são conhecidas como As 10 capacidades físicas trabalhadas no CrossFit.

Escrevemos um artigo muito interessante no nosso Blog falando um pouco melhor sobre As 10 Capacidades Físicas trabalhadas no CrossFit. Acesse nosso artigo clicando aqui!

3. Por que Continuamente Variado ?

No CrossFit, a rotina é a inimiga. Utilizamos a criatividade para variar, misturar e combinar exercícios com máximo de padrões e combinações. Buscamos a variação nos exercícios para não deixar o corpo de adaptar aos exercícios. Além de tirar ele da zona de conforto e prepará-lo ao imprevisível, acreditamos que a satisfação e o engajamento em fazer algo diferente todos os dias é fundamental na busca pela qualidade de vida.

4. Por que Alta Intensidade ?

Pode soar estranho dizer que fazer “menos exercícios” te trará maiores resultados, porém, essas são as conclusões que o CrossFit e outros métodos de treinamento de sucesso mostram. Reduzir a duração dos exercícios e aumentar a intensidade traz beneficios como: melhora do sistema cardiovascular, redução da gordura corporal, aumento de força, potência, velocidade e massa muscular.

5. Por que Treinamento Funcional ?

Os exercícios funcionais são movimentos similares aos encontrados nas nossas atividades cotidianas. Afinal de contas, entendemos que o CrossFit não é o fim em si mesmo. Ao exercitar movimentos funcionais você poderá, por transferência, utilizar as aptidões desenvolvidas de muitas maneiras diferentes fora das aulas de CrossFit. Seja jogando futebol (ou seu esporte predileto), carregando as compras do supermercado ou brincando com a criançada no encontro de família.

6. O que diferencia o CrossFit de uma academia tradicional ?

De maneira geral, as academias convencionais montam treinos com periodizações cíclicas e movimentos localizados para seus alunos se exercitarem em máquinas e aparelhos. Indo de encontro ao que acontece na academia média, o CrossFit é uma total quebra de paradigmas porque proporciona todos os dias aulas com exercícios diferentes e utiliza movimentos funcionais que trabalham o corpo de maneira integrada. O CrossFit tem um slogan famoso por “construir” máquinas ao inves de utilizá-las. Aqui no Kilombo CrossFit, recebemos dos nossos alunos muitos feedbacks e percebemos que o acompanhamento constante do Coach durante as aulas e o ambiente propício para integração com os colegas de treino estão entre os diferenciais que o CrossFit proporciona.

7. Para quem é o CrossFit ?

Pessoas de todas as idades sem restrições médicas e aptas a prática de atividades físicas podem fazer CrossFit. Aqui no Kilombo CrossFit, percebemos através dos nossos alunos algumas situações favorecem bastante:

  • para quem quer emagrecer
  • para quem faz outro esporte e quer melhorar desempenho
  • para quem busca mais dinamismo nas academias
  • para quem tem pouco tempo e quer se manter saudável
  • para quem busca fazer novas amizades
  • para quem quer melhorar seu condicionamento físico
8. Para quem não é o CrossFit ?

Pessoas com restrições médicas ou com histórico de problemas cardíacos não devem fazer CrossFit. Além das restrições técnicas, percebemos aqui no Kilombo CrossFit algumas situações e caracteristicas comuns entre as pessoas que tentaram mas não continuaram por falta de afinidade:

  • pessoas que não gostam de exercício intenso ou puxado
  • pessoas que não gostam de aprender coisas novas
  • pessoas que são acomodadas e não se propõe a mudar
  • pessoas que querem trabalhar apenas a parte do corpo preferida
9. Preciso melhorar o condicionamento físico antes de começar o CrossFit ?

Praticar CrossFit traz tantos benefícios a nossa vida que as vezes corremos o risco de deixar passar o principal quando falamos deles. O método foi desenvolvido para ser a melhor e mais eficiente maneira de desenvolver o condicionamento físico de maneira ampla e geral. Ou seja: é justamente isso que você irá melhorar quando começar nossas aulas! Se você , ou algum amigo, está sedentário e quer sair do sedentarismo, começar a fazer CrossFit é a melhor maneira de acabar com a sua falta de condicionamento físico.

10. O CrossFit emagrece ?

Essa é uma das duas perguntas mais frequentes que ouvimos das pessoas interessadas em iniciar CrossFit e, como tudo que se trata de resultados e expectativas, a resposta é o famoso “depende”. Depende da sua frequencia nas aulas, de sua dedicação durante as aulas, de seus hábitos alimentares, da sua genética e até mesmo do seu sono. O CrossFit é o esporte da saúde e qualidade de vida e os treinos são desenhados para atingir a eficiencia no desenvolvimento do condicionamento físico de maneira ampla e geral. Todas as consequencias de estar saudável acompanham o resultado que o CrossFit entrega e são bem expressivos.

Por ser um esporte de alta intensidade, o CrossFit proporciona resultados mais expressivos na redução de gordura do corpo. Além auxiliar na perda de gordura, o CrossFit e outros exercícios de alta intensidade auxiliam na melhora do sistema cardiovascular, aumento da força, potência, velocidade e massa muscular.

11. Posso ganhar massa muscular no CrossFit ?

Essa é uma das duas perguntas mais frequentes que ouvimos das pessoas interessadas em iniciar CrossFit e, como tudo que se trata de resultados e expectativas, a resposta é o famoso “depende”. Depende da sua frequencia nas aulas, de sua dedicação durante as aulas, de seus hábitos alimentares, da sua genética e até mesmo do seu sono. O CrossFit é o esporte da saúde e qualidade de vida e os treinos são desenhados para atingir a eficiencia no desenvolvimento do condicionamento físico de maneira ampla e geral. Todas as consequencias de estar saudável acompanham o resultado que o CrossFit entrega e são bem expressivos.

Por ser um esporte de alta intensidade, o CrossFit proporciona resultados mais expressivos no aumento de massa muscular pois a produção natural do hormonio do crescimento humano (HGH) aumenta quando praticamos exercícios com maior intensidade, potencializando os estimulos do Levantamento de Peso Olímpico e Ginástica. Além de auxiliar no aumento de massa muscular, o CrossFit favorece a perda de gordura, melhora do sistema cardiovascular, aumento da força, potência e velocidade.

12. Preciso ter experiencia para começar o CrossFit ?

De maneira nenhuma! Se você não tem restrições médicas e está apto praticar atividades físicas, a única coisa que você precisa ter é vontade de aprender algo novo. Aqui no Kilombo CrossFit, foi uma grande surpresa quando percebemos que boa parte das pessoas interessadas em começar a fazer nossas aulas tinha vergonha ou receio de começar por ser iniciante ou não ter experiencia com o CrossFit. Se este é seu caso, não se deixe abater por esse tipo de pensamento pois o aluno mais experiente do nosso Box também começou há pouco tempo. Além disso, o ambiente que proporcionamos aqui é favorável a integração e acreditamos que o mais experiente deve ajudar e servir de exemplo e inspiração aos novatos.

13. Quanto tempo dura uma aula de CrossFit ?

As aulas de CrossFit normalmente duram de 45 minutos a 1 hora. Aqui no Kilombo CrossFit, temos aulas de 1 hora de duração e, apesar de ela ser diferente todos os dias, normalmente dividimos ela em 3 etapas: Aquecimento/Mobilidade, Skill e WOD.

Escrevemos um artigo no nosso Blog explicando um pouco mais sobre "O que é o CrossFit?"e aproveitamos para falar um pouco melhor da mecanica das nossas aulas. Clique aqui para acessar

14. É perigoso praticar CrossFit ?

Desde que começou a se popularizar no Brasil, surgiu também um preconceito sobre o CrossFit de que se trata de um esporte que lesiona bastante. Aqui no Kilombo CrossFit, entendemos que tudo na vida oferece seu risco: seja na sua caminhada, no futebol ou até mesmo sentado na cadeira enquanto visita nosso site. Por isso nos preocupamos em trabalhar com profissionais qualificados e aptos a te orientar e corrigir, quando necessário, seus erros. Como tudo na vida, se você faz algo sem acompanhamento ou da maneira errada, as chances de se lesionar aumenta. Bem como, se você faz algo da maneira correta, as chances de se lesionar diminuem. Portanto, não existe fundamento técnico para este julgamento sobre o CrossFit

Tem mais alguma dúvida?